Petição quer Mata do Urso como área protegida

0
106

Está a decorrer uma petição pública, dirigida à Assembleia Municipal de Pombal, para que a Mata Nacional do Urso seja reconhecida como área protegida de âmbito local/regional. A iniciativa partiu de Gabriela Marques, investigadora residente na freguesia do Carriço com profundo conhecimento daquela zona do território, e conta já com perto de 140 subscritores (até ao fecho desta edição).
“Actualmente, a Mata do Urso ainda não possui o reconhecimento oficial como área protegida, o que a deixa vulnerável a novas ameaças” e, nessa medida, “A Assembleia Municipal de Pombal tem a competência de reconhecer a Mata Nacional do Urso como uma Área Protegida de Âmbito Local/Regional”. Deverá, para isso, utilizar “os seus poderes legais para classificar este espaço como ‘Espaço Natural de Valor’, no âmbito da revisão do Plano Director Municipal”.
Argumentam ainda os subscritores que “este reconhecimento permitirá garantir a protecção e gestão sustentada deste ecossistema, promovendo a preservação da sua biodiversidade e dos seus recursos naturais”. Trata-se, segundo defendem, de “uma medida urgente e necessária para proteger este espaço natural valioso e garantir que as gerações futuras possam usufruir desta floresta e da sua história”.
A Mata Nacional do Urso está localizada nos concelhos de Pombal, Figueira da Foz e Leiria e ocupa uma extensão superior a 6.000 hectares. “Não é importante apenas pelo seu valor ambiental e pelos seus recursos vitais para a população local, mas também por representar a identidade de um povo, as suas lendas, tradições e história”, refere a petição.

*Notícia publicada na edição impressa de 12 de Dezembro