O presidente da Junta de Freguesia de Pombal defendeu, no passado sábado, dia 17, “a importância da valorização das freguesias enquanto estruturas de proximidade firmemente comprometidas no desenvolvimento do nosso território e de cada uma das comunidades”. Pedro Pimpão participou no Conselho Geral da Associação Nacional das Freguesias (Anafre) que decorreu em Portimão.
Na opinião do autarca social-democrata, “é importante que todos vistam a ‘camisola amarela’ da Anafre, colocando as freguesias e o desenvolvimento integrado do nosso país acima de eventuais divergências político-partidárias que devem estar num plano secundário”.
Por outro lado, Pedro Pimpão, também deputado à Assembleia da República eleito por Leiria, salientou a importância de uma aposta “nos dois planos de intervenção: externa e interna”. “No plano externo, assume claro destaque o impacto do processo de descentralização em curso que visa aprofundar a transferência de competências para as autarquias locais, nomeadamente reforçando o papel das freguesias em novos desafios”, bem como “o processo de reorganização administrativa que se avizinha e a preparação do PT2030” que “são desafios que devem ser encarados com muita responsabilidade”, refere.
Já no plano interno, “a aposta deve passar pelo aumento da formação descentralizada para autarcas e colaboradores das juntas de freguesia para fazer face às inúmeras exigências que se colocam nos vários níveis da gestão autárquica”, considera o autarca que está a cumprir o primeiro mandato como presidente de Junta.