A PSP de Pombal deteve esta terça-feira, dia 7, um homem de 43 anos sobre o qual pendia um mandado de detenção para continuação do cumprimento de pena, resultante da prática de um crime de condução de veículo em estado de embriaguez.
Em comunicado, o Comando Distrital de Leiria explica que o crime remonta a 2023, altura em que o indivíduo foi detido por conduzir uma viatura ligeira de passageiros com uma taxa de álcool de 3.31 g/l.
“Na sequência desta detenção, e por já ser reincidente neste tipo de crime, foi condenado a 10 meses de pena efectiva, tendo saído em liberdade condicional em Fevereiro de 2024, mediante a imposição de algumas regras de conduta, nomeadamente manter-se sóbrio, trabalhar e efectuar apresentações no Serviço de Reinserção Social”, avança a mesma força de segurança.
Devido a “incumprimento destas regras, a liberdade condicional foi revogada”, tendo o Tribunal de Execução das Penas de Coimbra emitido um “mandado de detenção para cumprimento da pena remanescente de dois meses e 13 dias de prisão efectiva”.
No mesmo comunicado, a PSP refere ainda que o homem detido possui “histórico criminal”, nomeadamente por violência psicológica sobre a mãe, crime contra a integridade física e crimes contra a propriedade.
Após a sua localização e detenção o homem foi entregue no Estabelecimento Prisional Regional de Leiria para cumprimento da referida pena.
O Comando Distrital de Leiria revela que em 2024 foram registados 51 acidentes rodoviários por condução sob o efeito de álcool.