Pombal regressa à Idade Média em mais um Mercado Medieval

0
875

Pombal vai viajar no tempo e reviver a Idade Média em mais uma edição do Mercado Medieval. Este ano, a iniciativa evoca os 830 anos da morte de D. Gualdim Pais, Mestre Templário e um dos maiores nomes das Artes da Guerra. O Mercado Medieval decorre de 4 a 6 de Abril, no Castelo de Pombal e zona envolvente, com actividades e espectáculos para todas as idades.


Como vem sendo habitual, na edição deste ano não faltará uma programação diversificada, com apresentações musicais, danças, teatro, e demonstrações de habilidades antigas, como os trabalhos dos artesãos, mercadores, regatões e taberneiros, que criarão uma verdadeira imersão na história medieval. A recriação contará com mais de 60 participantes.
Do programa geral, destaca-se, na sexta-feira, pelas 10h00, um desfile de Infantes pelas ruas da cidade, com a participação de mais de 400 alunos do Agrupamento de Escolas de Pombal, seguindo-se a sua actuação com teatralizações, danças, música e pregões. No mesmo dia, às 16h00, será realizada a abertura oficial do Mercado Medieval com D. Gualdim Pais e os seus Homens de Armas. À noite (22h30) haverá o espectáculo “Torre de Fogo” no Palco D. Gualdim Pais.
No sábado, para as 16h30, está agendada uma conversa intitulada “O Riso dos Trovadores”, com Graça Videira Lopes. Pelas 17h30 decorre no Palco D. Gualdim Pais a Ordenação de Noviços e às 22h30 um novo espectáculo “Torre de Fogo”.
Pelas 18h30 de domingo haverá uma nova Ordenação de Noviços e, às 21h00, um novo espectáculo de fogo, desta vez “Flama”, no Palco Gualdim Pais.
Entre as novidades da edição deste ano do Mercado Medieval, contam-se a realização de visitas guiadas ao Castelo, “uma oportunidade única para conhecer mais sobre a história local”. Os interessados poderão efetuar as suas inscrições através do email turismo@cm-pombal.pt. A Ordenação de Noviços é outra das novidades, que permitirá que os participantes vivenciem a experiência única de se tornarem cavaleiros templários, com acções de capacitação e iniciação ao longo dos três dias do evento. Os participantes que assim o desejarem podem também alugar Trajes Medievais, de forma a sentirem-se parte integrante da história.
À semelhança de anos anteriores, o Município de Pombal, que organiza o evento em parceria com a Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais (Adilpom), disponibiliza um serviço gratuito de transporte público entre o centro da cidade e o Castelo.