Há 21 anos, quando a PombalData surgiu no mercado, em Pombal, as novas tecnologias, aliadas ao mundo digital, ainda desbravavam terreno. Muitas empresas e particulares davam ainda passos muito sinuosos num caminho que passou a abrir-se a uma velocidade galopante.
Inovadora desde a primeira hora e com uma visão estratégica, sempre com os olhos postos no futuro, a PombalData não se intimidou perante este quadro e, desde então, cimentou uma missão assente na definição de soluções integradas de gestão para o sector empresarial.
No ano em que acrescenta mais uma página às duas décadas de vida, Bruno Silva acredita que este trajecto de sucesso só tem sido possível graças a um “espírito de sacrifício”. O gerente da PombalData, sediada na Rua do Louriçal, soma altos e baixos a este percurso, mas reconhece que, para além da dedicação ao projecto, há outros factores que deram um contributo importante. “Nos tempos que correm, não é fácil manter as empresas”, assume o empresário, mas para contrariar as adversidades, nomeadamente nesta área em concreto, é preciso “estar em permanente evolução tecnológica, acompanhando sempre as necessidades dos clientes”. E é precisamente a pensar nos clientes que a empresa procura ser “pioneira nas soluções” apresentadas, disponibilizando um “serviço personalizado de consultoria”, com “soluções à medida” para o mundo dos negócios, destacando-se, entre outras, as que dizem respeito ao software de gestão.
“Nos tempos que correm, não é fácil manter as empresas”
O resultado desta postura encontra eco na relação de confiança estabelecida com os clientes, mas está igualmente patente no mercado já conquistado pela PombalData, cuja abrangência geográfica balança entre Aveiro e o Algarve, chegando actualmente a perto de 3.600 clientes. A sul, a empresa gerida por Bruno Silva tem deixado marca por onde passa, de tal forma que a possibilidade de abertura de uma filial naquela região poderá vir a ser uma realidade a curto prazo. E o que leva uma empresa, sediada a centenas de km de Pombal, a contactar a PombalData? “Eu penso que todas as pessoas que lidam com tecnologia e com informática procuram soluções, e nós conseguimos apresentar sempre uma à medida do cliente, com serviço personalizado, acompanhamento, atendimento 24 horas, com um help desk eficiente, um pós-venda cuidado e aconselhamento”, enuncia Bruno Silva. “Tudo isto faz com que o cliente queira, imprescindivelmente, trabalhar connosco”, explica o mesmo responsável, salientando que a melhor publicidade é feita pelos próprios clientes, que trazem outros numa lógica do “passa a palavra”. “E assim vamos expandindo a nossa área de negócio pelo país inteiro”, sublinha Bruno Silva, reforçando essa filosofia com o “rigor e honestidade” que têm pautado a conduta da PombalData, desde a primeira hora, o que explica a elevada fidelização dos clientes, salienta o gerente.
Uma garagem como ponto de partida
Se hoje as instalações da PombalData oferecem condições de excelência, a verdade é que nem sempre foi assim. “À semelhança de qualquer empresa de sucesso, tudo começou numa garagem”, recorda Bruno Silva, com sentido de humor à mistura, mas sem esquecer o essencial. Para o empresário, a consolidação da PombalData deve-se também, e muito, a uma gestão firmada na convicção de “não dar um passo maior do que a perna e estar sempre na vanguarda da tecnologia”. Bruno Silva recorda que, em 1998, a PombalData já estava ligada à web. Se “hoje o mundo está muito voltado para aí, a PombalData está muito bem preparada, fruto desse investimento que fizemos no passado”, o que traz maturidade acrescida, porque “estamos a trabalhar nisso há muitos anos”, refere.
• A PombalData é formada por uma equipa multidisciplinar de sete colaboradores, apostando fortemente na formação constante dos seus profissionais.
• A empresa tem soluções em termos de equipamentos e software, instalações de videovigilância, oferece soluções web e desenvolvimento à medida.
• A PombalData dispõe de sala de formação. É utilizada para dar formação aos clientes, em várias áreas ligadas à gestão. A próxima está marcada para Maio.
• Tem soluções de renting, em diversos domínios. São Gold Partner da Eticadata, há 20 anos. Para o segmento da restauração, a empresa vende Zone Soft, marca da qual são igualmente Gold Partner.