A pombalense iolanda está entre os nomes anunciados pela RTP como convidados a compôr um tema para a edição 2024 do Festival da Canção. A artista vai assim participar, pelo menos como autora, no ano em que o festival celebra 60 anos de vida. Esta será a segunda vez que iolanda participa no concurso, já que em 2022 foi co-autora do tema “Mar no Fim”, interpretado por Blacci, que não chegou à final.
Nas suas redes sociais, iolanda já reagiu à notícia avançada pelo canal público de televisão. “Muito, muito feliz por partilhar que estou entre os 20 autores do Festival da Canção 2024! Tão ansiosa para o que aí vem. Começa agora”, escreveu. Além da artista pombalense, a RTP convidou a comporem canções os artistas Bispo, Buba Espinho, Cristina Clara, Huca João Borsch, Leo Middea, Maria João, Mila Dores, Nena, Noble, No Maka (Emanuel Oliveira e Duarte Carvalho), Perpétua e Silk Nobre. Através do concurso de Livre Submissão de Canções, que esteve aberto ao público entre 7 de Agosto e 15 de Outubro, foram escolhidos os compositores FILIPA, João Couto, LEFT., MELA, Rita Onofre e Rita Rocha.
A 58ª edição do Festival da Canção vai decorrer em Fevereiro e Março do próximo ano, repartido por duas semi-finais e a final, apurando o representante português para o Festival da Eurovisão, que em 2024 se realiza em Malmo, na Suécia.
*Notícia publicada na edição impressa de 9 de Novembro