A pombalense Joana Benzinho, presidente da Afectos com Letras, Organização Não Governamental (ONG) sediada em Pombal, apresentou, recentemente em Bruxelas, o guia turístico “À descoberta da Guiné-Bissau Bissau”. Uma obra escrita, em parceria com Marta Rosa, também dirigente e voluntária da ONG, e financiada pela União Europeia.
“A casa esteve cheia, literalmente cheia, para conhecer a Guiné positiva, aquela que nos leva, na ONG Afectos com Letras, sempre a querer voltar”, revelou Joana Benzinho, acrescentando que “foi um final de tarde muito bonito na companhia do Embaixador da Guiné-Bissau na Bélgica, do ex-Embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau, do Patche di Rima que veio propositadamente a Bruxelas cantar o momento e das dezenas de pessoas que quiseram estar connosco. E foram muitas”.
Por outro lado, foi inaugurada no Hotel Gat Rossio, em Lisboa, a exposição de fotografia “Have a Dream”, com as receitas a reverterem para a Afectos com Letras, tal como aconteceu no passado mês de Abril com a primeira exposição no Lx Factory. Na ocasião, as verbas angariadas foram aplicadas na recuperação do telhado do Orfanato Betel, em Bissau, e em melhoramentos na cozinha com refeitório, bem como na aquisição de um projector que vai proporcionar sessões de cinema ao ar livre às crianças institucionalizadas.
Entretanto, a ONG dirigida por Joana Benzinho está a construir uma cozinha na Creche Fá de Varela, co-financiada pela Afectos com Letras que assegura o pagamento dos salários a seis educadoras. A intervenção “irá facilitar em muito a realização da refeição diária que é dada às crianças e que até agora era feita noutro local e levada até ali de carro”.