Não sabe o que oferecer este Natal aos amigos e familiares? Tem várias ideias e não consegue fazer uma selecção? Não tem muito tempo para perder em compras? Então e que tal um cheque-prenda com descontos em várias lojas ou serviços? Provavelmente o único risco que corre é surpreender, de forma entusiasta, a pessoa que o recebe.
É precisamente essa a intenção da POMBOX, um projecto desenvolvido por Ana Pereira que há já alguns anos andava a “borbulhar” a ideia. “Desde pequena que estou ligada ao comércio e serviços do concelho e, sendo esta a minha terra, não fazia sentido começar noutro local”. No entanto, a longo prazo a ideia é “estender este projecto a outros concelhos e avançar com mais ideias, talvez até mais arrojadas, tanto a nível local como nacional”, explica a mentora.
Segundo Ana Pereira, o conceito da POMBOX baseia-se em duas premissas: “primeiro, promover a oferta do comércio e serviços do concelho, em segundo, facilitar a oferta de presentes”.
Mas para que o projecto ‘ganhe asas’ é preciso que os estabelecimentos comerciais e de serviços adiram. E como é que isso se processa? “Depende do produto. Nos cheques-prenda existe um custo de adesão, nos livros de desconto a adesão é o desconto dado pelo estabelecimento”, revela. Ana Pereira acredita que a POMBOX traz mais-valias ao comércio local, desde logo porque se dá a conhecer. “As pessoas esquecem-se facilmente do que têm ao dispor no nosso concelho”, constata. Uma realidade decorrente de “um estudo” que “detectou que uma boa parte da população não sabe que determinados estabelecimentos existem ou a oferta dos mesmos”. Por outro lado, Ana Pereira espera que a adesão ao projecto se reflicta num “aumento das vendas, pois quem recebe um cheque-prenda dos nossos, para além de ver a oferta de todos, terá de o utilizar num deles”. No caso da POMBOX – Restaurantes “provoca também a rotatividade, pois os descontos são válidos em todos os restaurantes aderentes, permitindo ao cliente fazer um roteiro gastronómico com descontos”, esclarece. Apesar das vantagens, a mentora da POMBOX reconhece que não foi fácil convencer todos os comerciantes. “Em algumas áreas sim, mas noutras foi bastante complicado, principalmente devido à conjuntura económica, havendo também alguma reticência devido ao facto de ser um projecto novo”, afirma.
Às vantagens para o comércio, Ana Pereira soma inúmeros benefícios para quem compra. “No caso dos cheques-prenda, facilita a compra de presentes, e é uma prenda excelente, pois basta escolher a área e quem recebe tem opção de escolha entre serviços e estabelecimentos”. Além disso, a variedade é imensa. “Temos packs na área de Moda & Acessórios, Beleza & Relax, Aventura & Desporto, Alojamento e um direccionado para crianças: a POMBOX – Kids”.
No caso dos restaurantes, a grande mais-valia são os descontos, uma vez que se trata de “um produto que tanto se compra para oferecer, como para usufruir. A POMBOX – Rally Tascas funciona como um jogo, dá descontos nos bares, dá acesso a uma aplicação onde os jogadores podem somar pontos e têm questões sobre o concelho”.
De referir que os packs têm todos validade até Fevereiro de 2019, sendo que todos os anos a imagem da caixa será renovada.
Para além das vendas online, através da página de facebook, os packs da POMBOX podem ser também encontrados na Papelaria Soares, Papelaria Escolar, Intermarché de Pombal e da Marinha da Guia e nas Pastelarias Filinata.
Ficou curioso? O melhor é passar pela página de facebook (https://www.facebook.com/pomboxpack/) e acompanhar as novidades.