A morte de um outro utente do lar de idosos da Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa de Cumieira e Circunvizinhas está a preocupar as autoridades de saúde pública de Pombal. Trata-se de António Gonçalves, de 83 anos, residente em Vicentes, e cujo teste “post-mortem” confirmou contaminação com o novo coronavírus (Covid-19).
No início da semana tinha falecido uma outra utente, de 76 anos de idade, e cuja contaminação foi confirmada, igualmente, com teste “post mortem”.
Na manhã desta quinta-feira, em declarações ao Pombal Jornal, o Delegado de Saúde de Pombal, José Ruivo, admitiu que a situação naquela instituição “é uma preocupação muito grande”, adiantando que existem constrangimentos com o plano de contingência e com a falta de material de protecção.
Segundo o responsável pela saúde pública no concelho, encontram-se naquela instituição da freguesia de Pombal 26 utentes e os respectivos trabalhadores.
Questionado sobre a realização dos 54 testes ao Covid-19 anunciados pelo município, custeando os respectivos custos, José Ruivo afirmou desconhecer. “Não sei a quem foram feitos, nem os critérios, nem em que modos foram realizados”, afirmou, frisando que “não foi articulado com a unidade de saúde pública”.
De acordo com o Delegado de Saúde, o concelho de Pombal registava três óbitos, 204 em vigilância, dos quais 16 em vigilância activa (com monitorização diária pela autoridade de saúde) e a contabilização de mais dois casos em relação ao dia anterior. Ou seja, nove casos confirmados, dos quais três resultaram em óbito.