Presidente da Câmara apresenta livro onde reúne artigos de opinião publicados em jornais

0
98

“Cartas Pombalinas” é o título do livro que Pedro Pimpão apresenta amanhã, dia 18, no Café-Concerto de Pombal. Trata-se de uma obra que reúne os textos de opinião que foi escrevendo, ao longo dos últimos 20 anos, na imprensa local e regional, enquanto cidadão, advogado, deputado à Assembleia da República, presidente da Junta de Freguesia de Pombal e presidente do Município de Pombal.

A obra é prefaciada por Luís Marques Mendes, que estará também presente na apresentação do livro.
Pedro Pimpão dedica “Cartas Pombalinas” à memória do seu pai, José Ferreira Pimpão dos Santos, de quem diz ter-lhe feito “acreditar na importância do jornalismo sério e credível, desde os dias que passava com ele nos velhos estúdios da rádio” e com quem “o amor que nutrimos por Pombal foi fortalecido e intensificado”.

É com o tributo ao pai, falecido em 2022, que se inicia o conjunto de textos que seguem, depois, a ordem cronológica com que foram publicados. Desde 2004, no extinto jornal O Eco, até 2024, no Diário de Notícias e Terras de Sicó, passando, entre outros, por este Pombal Jornal.
No texto de introdução, Pedro Pimpão escreve que este era um projecto que estava na gaveta há algum tempo, referindo que este era o momento indicado para o tornar público, não só para homenagear o pai mas também pelo assinalar dos 50 anos do 25 de Abril. O autor revela que, no livro, os leitores podem encontrar “reflexões sobre alguns assuntos da actualidade local e nacional”, sendo que “devem ser lidos no contexto em que foram escritos”.
No prefácio, Luís Marques Mendes revela a surpresa pelo convite “porque manifestamente não imaginaria esta iniciativa editorial da parte de um autarca com tão pouco tempo livre”. O ex-líder do PSD não poupa nos elogios, escrevendo sobre as “qualidades fabulosas” que encontra em Pedro Pimpão: “um homem de causas, uma pessoa que tem prazer em fazer política e um político que dignifica a política”.
A apresentação de “Cartas Pombalinas” está agendada para este sábado (18), às 18h00, no Café Concerto.