O actual presidente da Câmara Municipal vai recandidatar-se à liderança da autarquia. A revelação foi feita pelo PSD Pombal, oficializando assim o nome do cabeça-de-lista, que já era expectável que avançasse.

Foi sem surpresas que a Comissão Política Concelhia (CPC) do Partido Social Democrata (PSD) anunciou o nome do actual presidente da Câmara como recandidato às próximas eleições autárquicas.
Numa nota enviada à imprensa, a estrutura política diz que a escolha de Pedro Pimpão para liderar a autarquia foi “aprovada por unanimidade” pela CPC e, depois disso, “recebeu parecer favorável” no plenário de militantes, realizado no dia 1 deste mês, na sede do PSD Pombal.
“A decisão, unânime, de continuar a apostar em Pedro Pimpão é o garante de concretização dos compromissos em curso, que consolidam a nova ambição para Pombal, focada na promoção de um concelho cada vez mais digital, verde e atractivo, que continue a proporcionar qualidade de vida e bem-estar para quem escolhe Pombal para viver ou trabalhar”, argumenta a estrutura concelhia.
“A decisão, unânime, de continuar a apostar em Pedro Pimpão é o garante de concretização dos compromissos em curso”
“A par disso, a certeza que estamos perante o cidadão que melhor corresponderá aos desafios actuais da gestão autárquica e da projecção de Pombal, pela sua experiência política, características marcadas pela proximidade e capacidade de acção, a quem o PSD Pombal agradece a disponibilidade, entusiasmo e motivação para continuar a trabalhar em prol de Pombal”.
No campo do trabalho realizado no mandato liderado por Pedro Pimpão, o PSD destaca os investimentos em curso em áreas estratégicas como a saúde, nomeadamente a construção de três novos pólos de saúde e a ampliação do Centro de Saúde de Pombal, num valor que ronda os 10 milhões de euros; a educação, com investimentos de cerca de 20 milhões; a prioridade assumida no desenvolvimento económico e na re-industrialização do concelho, com o aumento das zonas industriais e criação de novos parques empresariais; a dinamização da rede de parques verdes e a criação do Parque Verde Urbano de Pombal; a consolidação do Ensino Superior em Pombal; a aposta na fixação das novas gerações e no apoio aos jovens para implementarem em Pombal os seus projetos de vida.
“O PSD Pombal reconhece, nestes quatro anos, a continuidade de um legado que orgulha os pombalenses, com um trabalho autárquico sério e transformador, na construção de bases sólidas para o desenvolvimento económico-social do concelho”, argumenta a estrutura liderada por João Antunes dos Santos.
“O PSD Pombal reconhece, nestes quatro anos, a continuidade de um legado que orgulha os pombalenses, com um trabalho autárquico sério e transformador, na construção de bases sólidas para o desenvolvimento económico-social do concelho”
Além disso, “Pombal está a viver um ciclo histórico de investimento público nas diversas áreas de acção, em linha com a execução acelerada do Plano de Acção de Desenvolvimento Estratégico (Pombal 2030), definido em conjunto com a população”, argumentam os social-democratas.
Cumprindo as normas estatutárias e a devida tramitação procedimental, a deliberação e parecer serão agora remetidos aos órgãos distritais e nacionais do PSD.
Licenciado em Direito, Pedro Pimpão, de 44 anos, é advogado de profissão. Antes de ser eleito presidente da Câmara Municipal, em 2021, foi presidente da Junta de Freguesia de Pombal, no mandato anterior. Foi ainda vereador, membro da Assembleia Municipal, membro da Assembleia de Freguesia e presidente da Assembleia de Freguesia.
Pedro Pimpão foi também deputado à Assembleia da República, membro do Conselho Geral da Associação Nacional de Freguesias e é actualmente vogal do Conselho Directivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses e vice-presidente da secção dos Municípios “Cidades Inteligentes” da ANMP. Desde 2024, é presidente dos Autarcas Social-Democratas.
*Notícia publicada na edição impressa de 6 de Março