Os queijos produzidos no território de Sicó foram distinguidos em mais uma edição do concurso “Queijos de Portugal”, um evento promovido pela Associação Nacional da Indústria de Lacticínios. Trata-se de um concurso considerado uma referência nacional que premeia, ano após ano, o que de melhor se faz na área da indústria de lacticínios.
“A iniciativa é mais um passo importante na valorização dos produtores de queijo do território Terras de Sicó, que engloba os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure”, destaca uma nota do Município de Pombal.
No concurso participaram 54 empresas, com um total de 203 queijos à prova, tendo o queijo “Flôr da Serra” da Queijaria Prado da Sicó vencido a categoria queijo fresco (mistura), enquanto a Queijaria da Licínia venceu a categoria queijo fresco (atabafado). Já o “Pastor da Sicó” produzido pela Serqueijos Pimenta venceu a categoria de requeijão (mistura).
O júri atribuiu ainda menções honrosas aos queijos frescos (mistura) “Pastor da Sicó” e “Serras de Penela”, ambos produzidos pela Serqueijos Pimenta – Fabrico de Queijos do Rabaçal, que recebeu a mesma distinção corresponde ao requeijão (mistura) “Serras de Penela” e ao “Serra de Penela – piri-piri e tomate”, este último na categoria “novos sabores”.
Foram atribuídas igualmente menções honrosas ao requeijão (mistura) “Prado da Sicó” e ao queijo mistura (cura prolongada) “Castellum”, ambos produzidos pela Queijaria Prado da Sicó.