Já o referi variadas vezes: a maior parte dos meus clientes são homens. Todos eles têm bom gosto e sabem apontar muitíssimo bem aquilo de que gostam ou não. Na sua maioria, só precisam de alguém que lhes indique o caminho a seguir e que os ajude a desmistificar ideias criadas acerca do que podem ou não usar. Se para muitos, os problemas são cores ou padrões, a verdade é que os calções estão no top 5 dos obstáculos que me colocam.
Porque ainda estamos no Verão e no oitavo mês do ano, deixo-vos oito formas diferentes de usar a peça problemática, de acordo com diferentes estilos masculinos.
O fashion addict amante de um estilo desportivo quer peças de qualidade e que espelhem o seu olho atento às tendências. É por isso que vai querer uns calções básicos, em ganga, para poder exagerar um pouco mais em todas as outras peças. A sweatshirt que celebra a parceria de sucesso entre a Louis Vuitton e a Supreme serve o propósito da utilidade para as mais frescas noites do final da estação, sem esquecer o agradável facto de vincar a exclusividade que transparece num look trendy, jovem e casual.
Um homem descontraído mas que não abre mão da classe aposta numas alpargatas sóbrias e arrisca apenas num padrão discreto num pólo. Os calções chino num tom escuro e sólido asseguram um resultado polido e a delicadeza dos acessórios, perfeitamente combinados entre si, conferem a elegância intemporal que tanto apreciam.
E porque a partir de certa idade é mesmo difícil arrancar um homem da sua camisa, porque não usá-la dando primazia à descontracção? Se combinada com uns calções de tom neutro e mocassins desportivos, com a manga arregaçada e acessórios todos no mesmo tom, asseguram uma imagem cuidada, adulta e leve, como a estação requer.
Personalidades jovens, divertidas e criativas, independentemente da idade, tendem a preferir cor no seu vestuário. Nada como arriscar em tons vivos e conciliar uma t-shirt que grite Verão através do seu print. Para suavizar e garantir que as peças mais alegres se destacam sem berrar no conjunto, a preferência deve recair sobre os tons neutros para os acessórios que as complementam.
Aqueles que gostam de um twist em cortes clássicos conseguem arriscar um pouco mais e misturar padrões sem abrir mão da elegância. Inspiram-se nas tendências sendo fiéis à sua essência e por isso não temem as riscas num calção de corte simples. O blazer poderá ficar ao ombro durante o dia, com a camisa em ganga com as mangas arregaçadas a revelar o relógio. A estrela do look são os loafers, excêntricos no padrão, intemporais na forma.
Cheio de atitude, confiante na sua energia e muito feliz na mais quente das estações, este é aquele jovem que não tem medo de experimentar. Na verdade, a olho nu parece ter sido um daltónico a escolher o seu outfit. Contudo, uma observação mais atenta revelará que dedicou bastante tempo a seleccionar as peças que o constituem. Na estampa dos calções estão reunidas todas as tonalidades que os seus acessórios ostentam e é desse modo que alcança a harmonia.
Não abre mão do conforto – nem nos cortes, nem nos materiais. Prefere tons neutros, não faz questão de usar estampados complexos e os ténis são o ponto de partida para que decida o que vestir a cada manhã. Prefere acessórios discretos, não gosta de cores vivas e é nesse mundo a preto e branco que se sente bem, durante o ano inteiro.
Há quem queira reflectir o seu poder económico através das roupas que veste. O meu trabalho é ajudá-los a fazê-lo sem que as roupas gritem as marcas que remetem para etiquetas com preços exorbitantes. Por outras palavras, ajudo-os a baixar o tom, assegurando que o look transmite luxo nas entrelinhas. Para esses, dourados e tons quentes aliados ao preto são uma aposta certeira. Algum ouro pelo meio e – mesmo de calções – o seu objectivo é alcançado sem que pareçam um outdoor.
Ainda vai a tempo de se inspirar nas imagens acima e criar looks com que se sinta confiante na recta final da melhor estação do ano!