Todos os anos, a Pantone anuncia aquela que será a tonalidade do ano. Por norma, vimos a descobri-la em decoração, no design industrial e gráfico, nas passerelles e um pouco por todos os espaços comerciais. Ditada a tendência, interessa saber como dela tirar o melhor partido no que à nossa imagem diz respeito.
Este ano, a cor caiu nas graças desta que vos escreve, ao contrário do que aconteceu em 2018 com o Ultra Violet ou em 2017 com o Greenery, que me provocaram alguma náusea. Desta vez, Living Coral foi a eleita para invadir as nossas vidas e a verdade é que aumenta a minha ânsia por dias mais quentes.
Segundo a própria Pantone, este é um tom «animado e cheio de vida, um coral com undertone dourado que energiza e vivifica numa pegada suave». Sabemos que o ser humano reage às cores – algumas suscitam sensação de prazer, outras de desgosto; há aquelas que remetem para o frio ou para o calor; umas atraem-nos e outras repelem-nos. A título de exemplo e em traços muito gerais, se desejarmos que uma divisão da casa nos evoque tranquilidade, paixão ou alegria, basta que numa das paredes destaquemos azul claro, encarnado ou amarelo, respectivamente. Nada disto é novo e é por esse motivo que a selecção cromática é tão importante para o sucesso de uma empresa, certo? É por tudo isto que pode ser transformador pensar um pouco nas cores que escolhemos para cobrir o nosso corpo. Não somos uma empresa mas a nossa imagem representa-nos, abre-nos ou fecha-nos portas e faz-nos sentir mais ou menos felizes. Quanto ao coral, está relacionado com o optimismo, o calor e a alegria, traz uma sensação de leveza e encoraja relações tranquilas e divertidas. Para usar e abusar, portanto!
Quer saber como? Veja abaixo.
Em apontamentos – na capa do smartphone, em acessórios como brincos, lenços, colares, relógios ou óculos e até na lingerie, para que garanta um início de dia cheio de confiança. Qualquer desculpa serve para introduzir um pouco desta boa vibe no seu dia. Que tal começar por um ganchinho no cabelo ou uma carteira neste tom?
Numa grande mancha de cor, para as mais corajosas! Um sobretudo (que ainda é tempo deles!), um vestido ou uma camisa ajudam a puxar a Primavera para este Inverno tão rigoroso. Se preferir estampados, aposte em padrões com turquesa, branco, encarnado, laranja ou verde esmeralda, já que enaltecem o Living Coral.
Nos sapatos, para um detalhe chic, coordenado com dourado. Para um look urbano e descontraído, com ténis de sola branca. As possibilidades são infinitas e dos rasos aos saltos vertiginosos, tem muito por onde escolher – mas garanta que não termina o dia com dores nos pés!
Na minha opinião, a mais sublime das formas de aplicar uma tendência tão forte ao nosso dia-a-dia é através da cosmética. Use esta tonalidade alegre nos lábios, nos olhos e principalmente nas unhas! Escolha um tom mais vivo ou mais suave consoante a sua paleta de cores e divirta-se, porque é para isso que as tendências servem! Se as dúvidas despertam insegurança, é simples: fale comigo.