Quando pensamos em Consultoria de Imagem, a primeira ideia que surge é a de ter uma stylist na intimidade lá de casa, a remexer no roupeiro e a ver-se livre de tudo o que ele guardava. A ideia geral, que erradamente se propaga um pouco por todo o lado, é a de uma transformação radical em que o cliente abandona as vestes antigas para incorporar uma nova personagem e esse poderá ser um cenário muitíssimo assustador se nos sentirmos minimamente confortáveis na nossa pele. Ainda que os makeovers façam parte dos serviços oferecidos pelas consultoras de imagem, não são o seu único propósito nem acontecem sempre da forma exagerada com que são focados nos meios de comunicação.
Um dos serviços menos explorados oferecidos pelas profissionais do meio refere-se ao mundo empresarial. E não, não se trata apenas de criar ou melhorar fardas, mas sim de incutir brio e profissionalismo na aparência daqueles que protagonizam a primeira impressão que o cliente terá de uma empresa ou estabelecimento comercial. Qual é o primeiro rosto com que se depara ao entrar no salão de cabeleireiro, restaurante, hotel, stand de automóveis, escritório, hospital…? É esse o representante de toda a estrutura que o precede e por isso mesmo, a sua apresentação deve ser tida em conta. Ele pode proporcionar uma experiência que suscita satisfação e que cria desejo de regressar e espalhar a mensagem. Uma imagem cuidada, polida e neutra transparece credibilidade, segurança e vende mais. Nada de novo, certo?
Engana-se. A verdade é que há muito por fazer nas organizações nacionais e como sou um amor, dou-lhe três dicas de como garantir que o seu aspecto (ou o do seu colaborador de primeira linha) não distrai um potencial cliente fiel pelos piores motivos:
CABELO | Sempre lavado, cuidado e com uma cor saudável e brilhante para que a atenção dos seus interlocutores não se desvie para algo obviamente menos importante que o produto ou serviço que quer vender.
MÃOS | Mantenha-as limpas, hidratadas e, se for mulher, sem exageros na manicure – excepto se esse for o produto do seu trabalho e queira publicitá-lo. Unhas demasiado longas, que fazem imenso barulho ao entrar em contacto com o teclado, não são confortáveis de ver.
ROSTO | A pele sem brilhos ou imperfeições em evidência é sinónimo de saúde para homens ou mulheres. Sobriedade é a chave. Quem deve sobressair? A marca que representa ou a pessoa que é? Se a opção escolhida for a primeira, aposte em maquilhagem correctiva e deixe as cores e o glitter para os seus tempos livres. A maior parte das pessoas não sabe quão bonita fica recorrendo apenas ao corrector de olheiras e à máscara de pestanas.
BÓNUS | Não se esqueça de que os bons modos nunca são demais: bom dia, boa tarde, posso oferecer-lhe uma água, com licença e por favor não saem de moda nunca! Se quiser investir no atendimento prestado pela sua empresa, já sabe – fale comigo!