RENDALÍSSIMA | A IMAGEM DAS EMPRESAS

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Quando pensamos em Consultoria de Imagem, a primeira ideia que surge é a de ter uma stylist na intimidade lá de casa, a remexer no roupeiro e a ver-se livre de tudo o que ele guardava. A ideia geral, que erradamente se propaga um pouco por todo o lado, é a de uma transformação radical em que o cliente abandona as vestes antigas para incorporar uma nova personagem e esse poderá ser um cenário muitíssimo assustador se nos sentirmos minimamente confortáveis na nossa pele. Ainda que os makeovers façam parte dos serviços oferecidos pelas consultoras de imagem, não são o seu único propósito nem acontecem sempre da forma exagerada com que são focados nos meios de comunicação.
Um dos serviços menos explorados oferecidos pelas profissionais do meio refere-se ao mundo empresarial. E não, não se trata apenas de criar ou melhorar fardas, mas sim de incutir brio e profissionalismo na aparência daqueles que protagonizam a primeira impressão que o cliente terá de uma empresa ou estabelecimento comercial. Qual é o primeiro rosto com que se depara ao entrar no salão de cabeleireiro, restaurante, hotel, stand de automóveis, escritório, hospital…? É esse o representante de toda a estrutura que o precede e por isso mesmo, a sua apresentação deve ser tida em conta. Ele pode proporcionar uma experiência que suscita satisfação e que cria desejo de regressar e espalhar a mensagem. Uma imagem cuidada, polida e neutra transparece credibilidade, segurança e vende mais. Nada de novo, certo?
Engana-se. A verdade é que há muito por fazer nas organizações nacionais e como sou um amor, dou-lhe três dicas de como garantir que o seu aspecto (ou o do seu colaborador de primeira linha) não distrai um potencial cliente fiel pelos piores motivos:

CABELO | Sempre lavado, cuidado e com uma cor saudável e brilhante para que a atenção dos seus interlocutores não se desvie para algo obviamente menos importante que o produto ou serviço que quer vender.

MÃOS | Mantenha-as limpas, hidratadas e, se for mulher, sem exageros na manicure – excepto se esse for o produto do seu trabalho e queira publicitá-lo. Unhas demasiado longas, que fazem imenso barulho ao entrar em contacto com o teclado, não são confortáveis de ver.

ROSTO | A pele sem brilhos ou imperfeições em evidência é sinónimo de saúde para homens ou mulheres. Sobriedade é a chave. Quem deve sobressair? A marca que representa ou a pessoa que é? Se a opção escolhida for a primeira, aposte em maquilhagem correctiva e deixe as cores e o glitter para os seus tempos livres. A maior parte das pessoas não sabe quão bonita fica recorrendo apenas ao corrector de olheiras e à máscara de pestanas.

BÓNUS | Não se esqueça de que os bons modos nunca são demais: bom dia, boa tarde, posso oferecer-lhe uma água, com licença e por favor não saem de moda nunca! Se quiser investir no atendimento prestado pela sua empresa, já sabe – fale comigo!

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Depois de se dedicar ao Jornalismo, decidiu aprofundar os seus conhecimentos numa vertente menos explorada ao longo da sua formação académica, a comunicação não-verbal. Após uma especialização em Lisboa em Consultoria de Imagem, lançou-se a título pessoal na área da Moda e assume-se em 2018 como a primeira Fashion Therapist do país. Já foi contratada pelo grupo Sonae para realizar serviços de Personal Shopping aos seus clientes, marca presença na Vogue Fashion's Night Out, trabalhou no grupo Creative Concept como responsável pela gestão dos cursos leccionados e pelo departamento de Comunicação da Creative Academy e exerce funções enquanto Social Media Manager de eventos de Moda. Trabalha de perto com grandes marcas de luxo internacionais sediadas na Avenida da Liberdade e com designers portugueses vocacionados para noivas. Em Pombal tem uma parceria com a Quinta da Concha porque apesar de se mover na capital, tem especial gosto pelo trabalho com clientes da zona centro. Contactos: anarendalltomaz@gmail.com || https://www.anarendalltomaz.com/