Há sempre olhares de espanto quando afirmo que a maioria dos meus clientes são homens. É verdade, são eles que procuram os meus serviços sem hesitações ou inseguranças. Por norma mais pragmáticos, trazem uma lista de objectivos bem definidos e procuram orientações metódicas para os atingir.
Tal como acontece com clientes do género feminino, começamos por uma breve conversa em que me inteiro dos seus gostos pessoais, das suas preferências e ódios de estimação. Ao contrário do que acontece com elas, não é habitual explicar-lhes as proporções que caracterizam o seu tipo de corpo, já que eles dão prioridade a outro tipo de questões: as cores que devem evitar, por exemplo.
Durante essa pequena reunião é realizado o diagnóstico de estilo, já que através de uma série de dados recolhidos se torna possível compreender o cliente, a sua personalidade, quotidiano e uma vastidão de componentes que permitem criar um estudo completo acerca da meta a cumprir.
Há sempre um motivo que despoleta a necessidade de ser orientado por uma consultora de imagem. O emprego é o grande gatilho: em muitos casos, a falta de tempo para fazer compras devido a uma intensa vida profissional é a grande razão para que marquem uma consulta; noutros, uma mudança de emprego ou a ascensão na carreira. Contudo, também eles são muitas vezes movidos por questões emocionais: o término de uma relação despoleta a vontade de mudar e de investir na pessoa em que se querem tornar.
Seja qual for a motivação, a minha missão é garantir que as expectativas são superadas sem gastos desnecessários. É por isso que consoante a disponibilidade do cliente, é proposto um serviço que além de útil, seja agradável. Ninguém gosta de passar horas a vestir e despir roupas de loja em loja, certo?
Há quem prefira ficar-se por uma reorganização do closet, onde se apresentam diferentes métodos para coordenar as peças já existentes e se procede a um levantamento das lacunas no roupeiro. Há quem opte por receber as compras efectuadas por mim no conforto de sua casa. Há quem queira dedicar uma tarde exclusivamente à aquisição de várias peças que possam ser facilmente conjugadas entre si. Independentemente da modalidade seleccionada, há sempre a segurança de aprender mais sobre vestuário e imagem, bem como acerca da organização do guarda-roupa e a manutenção das peças e, claro, dicas imperdíveis para um estilo irrepreensível e coerente com a pessoa que é e o que pretende transmitir.
Dos acessórios mais indicados para o cliente ao modelo de óculos mais favorecedor para o seu tipo de rosto, passando pelo aconselhamento relativo a cuidados de pele, barba e cabelo, nada é deixado ao acaso.
Tudo o que é abordado poderá ficar registado e compilado num guia de estilo, um livro feito à medida com conteúdo personalizado e específico que serve de fio condutor para uma imagem única.
Tal como a facilidade em escolher o que usar em cada ocasião se expande, também o aumento da auto-estima é imediato porque o aprofundar do conhecimento acerca de quem somos resulta em amor próprio. Simples!