O ano começa com mais uma época de saldos e se por um lado, os preços reduzidos são apelativos, por outro, as lojas em modo cenário de guerra e o excesso de informação tiram toda a vontade de ir em busca da pechincha maravilha. O melhor é contar com a ajuda de um profissional (como a je) para que a ida às compras seja tão produtiva como poupada. No entanto, se decidir lançar-se sem aconselhamento, leve em conta o sistema de compras úteis e ponderadas que preparei para o primeiro texto do ano!
1. Comece por analisar o que tem. Reorganize os seus armários e pondere acerca da necessidade de adquirir mais peças. A maior parte das pessoas não precisa de aproveitar os saldos porque tem em casa tudo aquilo que poderia fazer falta.
2. Se detectou lacunas no seu closet durante o passo anterior, anote tudo aquilo que sente que deveria comprar. Aposte em peças intemporais, de corte simples, clássico e elegante, cuja utilidade faça sentido ano após ano. Um bom guarda-roupa é constituído por elementos de qualidade.
3. Faça contas à vida. Não entre num shopping sem saber quanto pode gastar. Crie um budget e assegure que não o ultrapassa por ceder a impulsos consumistas. Assuma o controlo da sua vida – roupas não merecem que se endivide.
4. Procure online os artigos que realmente lhe interessam e evite a confusão das lojas físicas.
5. Se é daquelas pessoas que precisam de tocar nos tecidos e de ver ao vivo qualquer artigo antes de realizar a compra, agende a ida aos saldos depois de ter pesquisado online o que há disponível nas lojas. Escolha uma manhã ou uma noite durante a semana para fugir às enchentes e prepare-se para algumas horas em que terá de ser paciente e de se dedicar a si.
6. Chegado o dia escolhido para a missão, leve roupa confortável e fácil de despir e vestir. Ténis e uma carteira leve são essenciais.
7. Experimente todos os artigos antes de efectuar o pagamento. Dessa forma, evitará ter de voltar à loja para negociar uma troca em época de saldos. Se estiver indecisa relativamente a determinadas calças, uma saia ou vestido, não se esqueça de calçar uns saltos altos para que perceba se a silhueta modificada pela altura extra é suficiente para dissipar as dúvidas.
8. Antes de levar consigo uma peça de roupa apenas por estar barata, tente perceber se conseguirá coordená-la com as que já tem em casa.
9. Não hesite em pensar um pouco à frente. A estação fria está a dois meses do fim e preparar o seu guarda-roupa para a Primavera é inteligente. Aposte em peças de meia-estação e se no final das compras ainda tiver margem no seu budget, mime-se: escolha uma peça tendência, mesmo que saiba que vai enjoar depressa – sem culpas!