Os maiores festejos da Pelariga estão de volta e prometem reactivar o que a pandemia cortou: três dias de festa em honra de S. João, que atraem muita gente à freguesia. E é já entre hoje e domingo (dia 26) que o Largo da Igreja ganha vida e se enche para festejar o padroeiro da terra.
“Os festejos de S. João na Pelariga, a par do S. António na Machada [que se realizou no fim-de-semana de 17 a 19 de Junho], são as duas maiores festas da freguesia”, começou por dizer o presidente da Junta. No caso do S. João, as festividades “têm vindo a crescer até ganharem uma dimensão gigantesca, que a pandemia cortou nestes dois últimos anos”.
Ainda assim, Nelson Pereira acredita que o S. João “vai voltar a ser o que era” já este ano, até porque “as pessoas estão ansiosas que venham estes festejos”. Por isso, as expectativas é que “o Largo da Igreja volte a encher-se de gente” e “o S. João possa movimentar muito a Pelariga durante um fim-de-semana”, que “é de muito trabalho, mas também de muita vida e convívio”.
As festas não são mais do que “um arraial em honra do padroeiro”, que se realiza “nos mesmos moldes dos anos anteriores”, tanto que o “cartaz é o mesmo que estava previsto há dois anos quando teve de ser cancelado”.
Para o autarca, o S. João da Pelariga dispensa apresentações, uma vez que “estes festejos já são muito conhecidos”, por isso são “uma forma de promover a freguesia”.
No Largo da Igreja assam-se as sardinhas e as febras, há música e bailaricos. E como manda a tradição, desde os mais novos aos mais velhos, todos festejam o S. João.
Mas o mais importante é que “em 2022 vamos retomar todos os festejos da freguesia, o que é um orgulho acontecer no ano em que se comemora os 175 anos da freguesia de Pelariga”, concluiu Nelson Pereira.
PROGRAMA
Sexta-feira, 24 de Junho
14h00 – Início dos festejos
20h00 – Sardinha e febras
22h00 – Baile com BIG JOVEM
Sábado, 25 de Junho
09h00 – Alvorada
10h00 – Arruada com os Gaiteiros “OS RAMBOIAS”
20h00 – Sardinha e febras
21h00 – Concerto do grupo ÚS SAI DE GATAS
23h00 – Baile com GRACIANO RICARDO
Domingo, 26 de Julho
09h00 – Alvorada
10h00 – Arruada pela Filarmónica Artística Pombalense
14h30 – Missa solene seguida de Procissão em honra do padroeiro VENDA DE ANDORES
16h00 – Miniconcerto da Filarmónica Artística Pombalense
18h00 – Actuação do RANCHO FOLCLÓRICO DA FREGUESIA DE TAPÉUS
19h00 – Animação com as concertinas SONS DA SICÓ
20h00 – Sardinha e febras
21h00 – Baile com PA3