Sabe o que é a psicomotricidade? Joana Eduarda Mendes explica-lhe

0
92

Apesar de ser praticada há várias décadas, a psicomotricidade continua a ser desconhecida para muitos. Os benefícios para a saúde são inúmeros e é deles que a Joana Eduarda Mendes nos vai falar, em futuras edições, nas crónicas que irá publicar regularmente no espaço de SAÚDE deste jornal.
“A psicomotricidade é uma terapia de mediação corporal que estuda o conjunto de fenómenos inscritos no corpo, avaliando e observando as características do movimento, das atitudes, das posturas e dos gestos. Dirige a sua acção de diagnóstico, prevenção e tratamento a todas as idades, com olhar no corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo”, começa por definir, em traços gerais.
Joana Eduarda Mendes explica que “é pela comunicação de um gesto, de um comportamento, da respiração, da máscara facial (rubor, palidez, riso, choro, rugas de expressão, etc.), das modulações tónicas, que se gere o diálogo corporal e a proxémia na relação terapêutica em psicomotricidade”.
Com base nas necessidades do indivíduo, recolhidas através de um aprofundamento multidiscliplinar (o psicomotricista trabalha lado a lado com outros profissionais como o pediatra, pedopsiquiatra, neurologista, psicólogo, terapeuta da fala ou professor), é traçado um projecto terapêutico personalizado de determinada frequência e duração, explica. Quer isto dizer que “os diferentes objectivos são discutidos em continuidade com os outros profissionais, com a pessoa e com a família”.
Contudo, adverte Joana Eduarda Mendes, “as actividades psicomotoras podem muitas vezes ser confundidas com educação física ou jogos de animação”, o que não corresponde à verdade. A grande diferença, esclarece a terapeuta, está “na intencionalidade com que são realizadas as actividades”. Isto é, “o planeamento de uma sessão de psicomotricidade obedece a vários critérios em que todos os exercícios são estruturados e pensados com base na intenção de estimulação de determinado factor psicomotor e, por sua vez, dirigidos ao objectivo de intervenção específico do individuo ou grupo”.
Por outro lado, a psicomotricidade “é bastante versátil na sua actuação, tanto na sua área de intervenção, que pode ser de base terapêutica, educacional ou preventiva, como na sua prática”, podendo “ser de incidência corporal, relacional e/ou cognitiva”.
A intencionalidade e modo de actuação varia, assim, consoante a problemática em que se quer intervir [ver quadro]. Como se organiza no seu corpo e na sua relação consigo próprio, com os outros e com o que o rodeia. Sendo uma área de relacionamento muito estreito com a psicologia e a psiquiatria, a psicomotricidade engloba também os aspectos psíquicos na dimensão corporal.

A sessão de psicomotricidade pode ser individual ou em pequeno grupo, de acordo com a especificidade e o nível de cada quadro clínico. A duração de uma sessão de psicomotricidade varia entre 40 a 50 minutos. A observação acontece através de um conjunto de testes standardizados e procedimentos de avaliação.


 

Joana numa das sessões

Sobre a Joana Eduarda Mendes
Aos 40 anos, Joana Eduarda Mendes assume-se uma apaixonada por desporto e actividades de natureza, desde que se lembra.
É esse espírito inquieto e ávido de desafios que a leva a estudar meditação aos 12/13 anos. “Daí até às práticas de yoga e meditação foi um salto”, conta. Pelo caminho, fez formações constantes [tem também um curso de Mindfulness] e muita pesquisa.
Diagnosticada com perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA), a terapeuta conta que a energia que sempre teve “direccionou-se muito para o desporto, o teatro, a natureza, reabilitação, em como contribuir para o bem-estar do outro e na defesa de causas”. É neste contexto que está ligada, há cerca de 20 anos, às escolas.
Foi com todo este percurso que chegou ao curso de Reabilitação Psicomotora, onde se especializou, e depois disso, concluiu uma pós-graduação em Terapia Ocupacional.

Joana está igualmente ligada à área da espiritualidade, tendo feito cursos em áreas como o Xamanismo, Reiki, Fitoenergética e Quântica. Detém também o curso de dois anos de Coaching, onde percebeu “que tudo está altamente interligado”, faltando-lhe apenas que seja “explicado pela ciência”.

Assume como paixão e propósito de vida “proporcionar melhoria de bem-estar global à comunidade, com maior “atracção” no público infanto-juvenil.
O trabalho de Joana Eduarda Mendes pode ser seguido no instagram (joanaeduarda.psicomotricidade), mas para quem queira saber mais, está também disponível o email: joana.eduarda@gmail.com.

Joana Eduarda Mendes é uma apaixonada por desporto e actividades na natureza