Um homem de 30 anos, segurança de profissão, foi detido em flagrante pela Polícia Judiciária, por suspeita da prática do crime de pornografia de menores. O arguido, solteiro mas a residir com uma companheira, em Pombal, deverá ser julgado em processo sumário.
De acordo a Polícia Judiciária, a detenção, anunciada nesta segunda-feira, 27 de Junho, ocorreu na passada quinta-feira, no âmbito de uma investigação iniciada em 2015, após alertas lançados pelas “organizações internacionais que procedem à vigilância de pedófilos na internet”.
O homem tinha, nos sistemas informáticos que utilizava, centenas de ficheiros, com fotografias e vídeos de cariz sexual, envolvendo menores, que obteve através de descargas efectuadas pela internet. A PJ adianta que não existe, por enquanto, provas de que os tenha partilhado com outras pessoas, o que “seria mais grave” em termos criminais.
Detido em flagrante delito, o homem foi posteriormente libertado, após prestação de termo de identidade e residência. Aguarda agora, de acordo com a PJ, “notificação da autoridade judiciária competente para os subsequentes actos processuais”. Poderá ser, então, sujeito a julgamento sumário ou o tribunal pode decidir avançar com o inquérito.
Orlando Cardoso