O evento, que decorrerá sábado e domingo na Praça Faria da Gama (popularmente designada como praça das galinhas), em plena zona histórica da cidade, será “uma mais valia para o território”, conforme afirmou a vereadora da Cultura da Câmara de Pombal, Ana Gonçalves, na apresentação pública da iniciativa.
Na ocasião, a autarca felicitou o TAP pelo “contributo que tem dado à cultura”, desejando que “continue nesta senda de qualidade e a oferecer espectáculos que dinamizem a vertente cultural”. Ana Gonçalves felicitou, igualmente o TAP, pela sua nova produção “Lusíadas?” e pelo espectáculo solidário a favor das vítimas do trágico incêndio no Norte do distrito que permitiu angariar cerca de 2.100 euros.
Segundo Humberto Pinto, do TAP, a Praça das Letras juntará um grupo de “amigos” do grupo, o que permite oferecer um “vasto programa de actividades” com um orçamento global de 2.500 euros. Um investimento do próprio Teatro Amador apoiado pela Junta de Freguesia e do Município de Pombal.
O evento arranca ao final da tarde (18 horas) de sábado, dia 15, com a apresentação e sessão de autógrafos, numa conversa moderada pelo escritor Paulo Moreiras e que contará com a presença de alguns escritores, estando já confirmada a participação de Cristina Drios. Segue-se “Shot Stories”, a cargo do actor e contador de histórias Francisco Gomes. “Vai contar cinco histórias à volta das bebidas alcoólicas e todas as surpresas que estas podem trazer”, refere Humberto Pinto, adiantando que este espectáculo decorrerá na “Leitaria da Praça”. O dia culminará com o espectáculo de marionetas “Objectosfera” de Rui Sousa com a participação de João Silva, do projecto musical “a Jigsaw”.
No domingo, pelas 18 horas, haverá uma sessão de autógrafos com ilustradores e autores de banda desenhada, designadamente André Caetano e Sérgio Marques. Às 19h30 horas actuará o “Zé Mágico” com “O quê?”. “Criando momentos impossíveis de compreender surge uma atmosfera mágica, que acaba por palmear todas as cabeças dos espectadores, despoletando a imaginação dos mais pequenos e dos mais velhos, mostrando-lhes que nem tudo na vida tem de ter explicação”, lê-se na respectiva sinopse. A “Praça das Letras” encerrará, pelas 22 horas, com o cine-concerto de Charlie Mancini, .
Onde o compositor residente em Sines, Charlie Mancini apresenta o seu cine-concerto ao ar livre, no qual vai musicar o filme “Seven Chances” de Buster Keaton.
Humberto Pinto, actor e dirigente do Teatro Amador de Pombal, aproveitou para anunciar a realização, no mês de Agosto, da terceira edição do iTi – improviso de Teatro ibérico, uma iniciativa transfronteiriça de criação artística que tem por base o improviso e a partilha de experiências criativas entre grupos de teatro, actores, encenadores e produtores de Espanha e Portugal, com um espectáculo dirigido à comunidade.