Depois de anos de avanços e recuos, tudo indica que os taxistas da cidade vão ser relocalizados, como há muito ansiavam. A actual praça de táxis deixa a avenida, junto ao tribunal, e passa a estar localizada no Largo do Cardal. A mudança não implica, contudo, alterações na paragem do POMBUS daquela zona, que se mantém no local.
O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal, na última reunião de câmara do executivo. “Finalmente, os taxistas voltam ao Cardal, tal como era ambição deles”, afirmou Pedro Pimpão, salientando que “até chegar aqui, houve várias propostas, projectos e estudos”.
Para o autarca, esta “é uma boa notícia para os taxistas, porque vêem a situação resolvida de forma definitiva”, ao mesmo tempo que “o centro do Cardal” ganha “alguma normalidade do ponto de vista rodoviário.”
Também Odete Alves, do Partido Socialista, se congratulou com este anúncio. A vereadora da oposição lembrou que a praça de táxis “foi uma daquelas obras que tiveram um parto difícil e demorado, mas finalmente vai ver a luz do dia. Vai haver um ganho muito grande para a cidade”, considera.
Odete Alves quis saber se os taxistas foram ouvidos nesta escolha, tendo a resposta vindo da parte da vereadora Isabel Marto. “A solução encontrada foi articulada com os taxistas e a opção que está no projecto foi escolha deles [dos taxistas]”, esclareceu a vice-presidente do Município.
Isabel Marto adiantou ainda que o local oferecerá melhores condições ao exercício da actividade, mas também aos utilizadores daquele meio de transporte público. No local, serão colocados abrigos, mobiliário urbano de apoio e criadas zonas de sombra.
A par com a mudança da praça de táxis para o Cardal serão reorganizados os lugares de estacionamento da avenida, uma vez que aqueles veículos deixam de ocupar os lugares de estacionamento junto ao tribunal.
*Notícia publicada na edição impressa de 28 de Novembro