Promover o teatro e a troca de experiências entre escolas, são os principais objectivos do Festival de Teatro Infanto-Juvenil que a Câmara Municipal de Pombal vai realizar de 13 a 21 deste mês.
A iniciativa destina-se a grupos de teatro dos vários estabelecimentos de ensino do concelho, públicos ou privados. Nesta segunda edição, participarão 334 alunos de 11 escolas: seis escolas do 1º Ciclo, três escolas privadas, e duas escolas do ensino público.
A autarquia suportará as despesas relacionadas com cada uma das peças, até a um montante máximo de 350 euros, por escola. Por outro lado, cada escola participante receberá um “pequeno troféu em vidro” bem como um DVD com a gravação do seu espectáculo.
O festival, que decorrerá no Teatro-Cine de Pombal, terá início na sexta-feira, às 21 horas, com a peça “O colar” a cargo da Escola Básica do 1º Ciclo Gualdim Pais. No domingo, dia 15, pelas 16 horas, subirá ao palco os alunos do Colégio João de Barros com a peça “Aquém e Além”.
Durante a próxima semana, passarão pelo palco as escolas do Barrocal (Pedro e o Lobo), Machada (Era uma vez…), Abiul (A Carochinha e o João Ratão), Colégio Cidade Roda (Estéreotipo à Beira Mendiga), Grou (Meninos de todas as cores), Carriço (A menina do mar), Mata Mourisca (O dia em que os lápis desistiram) e da Guia (Auto da Barca do Inferno). O pano baixará pelas 21 horas do dia 21 com (Mataram um actor) interpretada pelos alunos do Externato Liceal de Albergaria dos Doze.
Orlando Cardoso (texto)
Foto: Arquivo do Município de Pombal
Notícia publicada na Edição nº81,d e 12 de Maio