David Leandro, da Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento, está convicto que a dotação orçamental de cerca de 1,7 milhões de euros, deverá esgotar na primeira fase de candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E), cujo prazo terminará a 28 de Junho.
O responsável foi um dos oradores na sessão de apresentação do SI2E que a Câmara de Pombal promoveu no início do mês de Junho. Uma iniciativa que teve como parceiros o Grupo de Acção Local Terras de Sicó, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e o Turismo do Centro.
A sessão teve como objectivo principal “apresentar o programa disponível para a criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas”. Permitiu ainda divulgar as operações de financiamento ao abrigo de programas comunitários” com destaque para o Fundo Social Europeu (FSE) e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Por sua vez, Gonçalo Gomes, do Turismo Centro de Portugal, aproveitou a ocasião para apresentar os programas de incentivos ao investimento turístico.
Tanto o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Mateus, como a vereadora Ana Gonçalves, com o pelouro do Comércio, Industria e Empreendedorismo, acreditam que o SI2E “será uma oportunidade para potenciar o investimento económico e premiar o espírito empreendedor que caracteriza o nosso território”.
Uma opinião corroborada por Horácio Mota, presidente da Associação Comercial e de Serviços de Pombal (ACSP), considerando que aquele sistema de incentivos permite que alguns dos micro e pequenos empresários possam apresentar as candidaturas para os seus projectos de investimento, e que não seria possível em outros programas. “Este é muito mais abrangente e de fácil acesso”, disse.
David Leandro enalteceu o facto de a Terras de Sicó ter iniciado a implementação da sua estratégia de desenvolvimento local, recentemente aprovada para o território de intervenção que constitui os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure.
Um novo ciclo de programação afigura-se como um “grande desafio” para o território, disse.
Notícia publicada na edição nº 109, de 22 de Junho