Se existe arte em que a Consultoria de Imagem é perita, é na ilusão de óptica. Para criar harmonia visual, desviamos as atenções dos pormenores de que o cliente menos gosta no seu corpo para evidenciar os seus pontos fortes. Parecer mais magra é um desejo frequente entre o público feminino e é por esse motivo que quero partilhar com as leitoras do Pombal Jornal algumas dicas para alcançar esse objectivo. Alongar a silhueta sem abrir mão do conforto e apenas escolhendo as roupas certas não é difícil.
1) Compre a sua roupa sempre no tamanho correcto. As peças não devem estar coladas ao corpo, apertando-o, mas também não convém parecer um saco de batatas. Elas devem simplesmente acompanhar as suas formas naturais e fazê-la sentir-se confortável. Antes de comprar, experimente! Sente-se, ande, veja como as peças lhe assentam de lado e de costas. Não vale a pena fugir dos provadores e depois ter medo de se sentar em público porque aquele pneuzinho pode saltar a qualquer momento.
2) Defina a cintura. A sua cintura é a linha mais estreita do seu tronco e é aí que deve marcar a silhueta. Aposte em cintos e experimente-os sobre tops, t-shirts, camisas e vestidos. Além disso, prefira cortes cintados, como aqueles que figuram na terceira imagem.
3) Se estiver acima do seu peso ideal, evite folhos, porque vão aumentar o seu volume.
4) Aposte em sapatos nude, mas não se esqueça de que nude não é bege. Nude é o seu tom de pele. Os sapatos no mesmo tom da sua tez vão criar a ilusão de uma perna mais comprida, o que a tornará mais elegante.
5) Use e abuse dos decotes em V e deixe os colares para depois. Ao deixar o pescoço e o decote despidos, parecerá mais alta e atrairá mais atenção para o seu rosto.
6) Ao vestir-se, imagine sempre como criar uma linha vertical ao longo do seu corpo. Faça-o de várias formas: uma t-shirt preta aliada a umas calças da mesma cor e à sobreposição de um casaco aberto noutro tom cumprem o propósito. Nos vestidos, lembre-se de que é importante atrair as atenções para o centro e de que isso é possível através das riscas verticais e do jogo de cores.
7) Prefira as calças escuras, sem adereços nem brilhos. Nas de ganga, opte pela sobriedade e evite lavagens e rasgões.
8) Experimente mangas fluídas em tecidos leves, para não comprometer o conforto nos dias mais quentes e salvaguardar a sua imagem. Com elas, poderá acenar sem medo que o músculo do adeus dê sinais de que precisa de ginásio.
9) Tenha cuidado com os padrões. Use com moderação e prefira os miudinhos aos maiores, que amplificam quem os veste.
A mais importante de todas as dicas? Sinta-se bem. O seu corpo é o seu invólucro e não a totalidade do que é.
Até já!