Universidade Sénior organiza palestra para alertar para o cancro da próstata

0
49

O cancro da próstata é o tumor mais frequente nos homens e está associado a um crescimento anómalo e maligno na glândula prostática. Segundo os dados do Observatório Oncológico de Portugal, representa, actualmente, 22% dos diagnósticos de cancro masculino, com cerca de 10.000 novos casos por ano.
A detecção precoce assume, neste contexto, enorme relevância, contribuindo para que a taxa de sobrevivência seja na ordem dos 95%, se o cancro for diagnosticado em estágios iniciais.

A palestra foi conduzida pelo médico Valter Santos

O alerta foi deixado por Valter Santos a uma plateia de alunos e professores da Universidade Sénior de Pombal, numa acção que esteve integrada no Dia Internacional do Homem. A data foi assinalada no dia 19 e procurou sensibilizar os presentes para questões ligadas à saúde masculina, muito em particular o cancro da próstata. “É importante fazer rastreios”, uma vez que “é mais fácil de controlar, se for detectado precocemente”, frisou.
Perante um público composto por homens e mulheres, o médico da Unidade de Saúde Familiar Marquês chamou também a atenção para as consequências sociais e económicas da doença, sublinhando a importância das acções de sensibilização – como aquela -, “porque aproximam as pessoas da realidade”.
Por outro lado, Valter Santos lembrou que o cancro não atinge apenas o seu portador, mas toda a família, que a partir desse momento vai ter que se mobilizar para o apoiar, seja nas deslocações às consultas, seja na realização das mais variadas tarefas do quotidiano.

A iniciativa foi dirigida a alunos e professores da Universidade Sénior de Pombal