Praticamente todos os ginásios oferecem actualmente uma grande variedade de aulas de grupo. Estas aulas, só por si, são muito estimulantes e possuem a grande vantagem de incentivar a socialização entre as pessoas. Para além disso, as pessoas que à partida se sentem menos motivadas para a prática do exercício físico sentir-se-ão mais animadas pela influência colectiva.
Visto serem tantas as efectivas vantagens do treino em grupo, vou destacar algumas: favorece a competitividade saudável e o estímulo mútuo, algo que nos encaminha mais correctivamente para os objectivos traçados; anima qualquer pessoa que se sinta menos feliz nesse dia, porque a dinâmica de um grupo é sempre muito mais animada e positiva; o absentismo diminuí, porque mais facilmente as pessoas se sentem comprometidas com outras que também vão regularmente às aulas; o “trabalho” em grupo é sempre mais desafiante e divertido, pois a conversa com os outros elimina o tédio e ajuda até mesmo a esquecer os problemas do dia; em conjunto, as pessoas acabam por dar sempre mais um pouco de si próprias a nível de esforço, tornando o treino mais intenso e consequentemente mais eficaz nos resultados, que é o que se pretende.
Neste tema torna-se também fundamental abordar o papel do professor nas salas de aulas. Eles optimizam a realização dos exercícios disponibilizando os seus exemplos com as posturas correctas e dando constantes conselhos de forma a erradicarem muitos dos vícios adquiridos, e dessa forma a potenciarem um efectivo rendimento do treino. O mundo do fitness está cada vez mais exigente e não basta a um professor ser simpático, dar uma boa aula ou um exigente treino. Os professores desta área têm que conseguir constantemente surpreender as pessoas com treinos diferenciados, sempre mais desafiantes, que motivem a superação e que, em simultâneo, divirtam as pessoas e as façam sentir bem.
Patrícia Alexandra Costa
Sales Manager e Instrutora de Aulas de Grupo | Ginásio Move Up