Um fenómeno extremo de vento atingiu, ao início da tarde desta quarta-feira, 10 de Maio, algumas zonas da freguesia de Carnide, em Pombal. Segundo o Comando Distrital das Operações de Socorro de Leiria, foram atingidas cerca de 30 habitações e barracões, que ficaram destelhadas, assim como o estaleiro da Junta de Freguesia.
No entanto, os ventos fortes, que, segundo algumas testemunhas, terá durado “poucos segundos”, mas o suficiente para fazer “imensos estragos”, não provocou vítimas nem desalojados.
As rajadas de vento afectaram, essencialmente, as localidades de Valeirão, Vale das Moitas, e a sede de freguesia de Carnide. Há registo de várias habitações destelhadas, bem como o edifício da Extensão de Saúde e o estaleiro da Junta de Freguesia, para além da queda de algumas árvores.
Também a rede eléctrica sofreu alguns danos, o que forçou à intervenção dos técnicos da EDP para a respectiva reposição.
A situação foi acompanhada ao longo da tarde pelo presidente da Junta de Freguesia de Carnide, operacionais dos Bombeiros Voluntários de Pombal, serviços municipais da Protecção Civil, técnicos da EDP, militares da Guarda Nacional Republicana, tendo o presidente da Câmara Municipal de Pombal se deslocado ao local.