O Município de Soure procedeu à instalação dos dois primeiros mupis interactivos, de um total de cinco previstos, na Área de Reabilitação Urbana (ARU) da vila. A iniciativa está integrada no âmbito do projecto “Soure Comercial – Bairro Digital”, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e conta com o apoio da Associação Empresarial de Soure. “Estes dispositivos tecnológicos marcam um passo importante na modernização e digitalização do comércio local, promovendo uma maior interacção e envolvimento da comunidade com os estabelecimentos comerciais”, sublinha a autarquia presidida por Mário Jorge.
Segundo o Município, os mupis interactivos estão estrategicamente posicionados em locais de grande circulação, facilitando o acesso a informações úteis e actualizadas para residentes e visitantes. Através destes dispositivos, “que estão em aperfeiçoamento”, vai ser possível ter acesso a promoções e ofertas de produtos e serviços dos comerciantes locais; informação actualizada de notícias do dia, eventos, actividades e avisos meteorológicos; acesso a informações sobre serviços municipais, actividades e programas em curso. Através dos mupis, os utilizadores vão poder interagir de forma inovadora e divertida, criando uma atmosfera envolvente e atractiva no bairro.
Ainda em fase de aperfeiçoamento, os mupis estão equipados para integrar futuras funcionalidades, nomeadamente a promoção de eventos culturais e turísticos, “contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico da vila”. A instalação dos restantes três mupis interativos está prevista, de acordo com a autarquia, para as próximas semanas, completando assim a rede de dispositivos que irão cobrir toda a ARU de Soure.
Além dos mupis interativos, o projecto “Soure Comercial – Bairro Digital” inclui diversas iniciativas complementares para impulsionar a digitalização do comércio local. É o caso de um Website e Aplicação Móvel, uma plataforma online e uma aplicação móvel específica para o Bairro Comercial Digital, que se encontra em desenvolvimento, e que permitirá que todos os estabelecimentos aderentes apresentem os seus produtos e serviços, disponibilizem promoções e ofertas especiais, e interajam com os clientes de forma eficiente.
Está igualmente prevista o aumento da cobertura de rede Wi-Fi gratuita, na Área de Reabilitação Urbana (ARU), permitindo que residentes e visitantes acedam à internet facilmente, incentivando a utilização das plataformas digitais e aumentando a acessibilidade às informações e serviços disponibilizados pelo projecto.
Serão também instalados cacifos digitais em locais estratégicos da vila, destinados à entrega e levantamento de bens adquiridos, tanto presencialmente como online, fortalecendo a conveniência para consumidores e comerciantes.
Os estabelecimentos aderentes terão o apoio de uma Equipa de Gestão do Bairro que os apoiará na transição para a plataforma de comércio electrónico, explica a nota de imprensa do município, oferecendo formação sobre ferramentas digitais e marketing online e desenvolvendo campanhas promocionais para aumentar a visibilidade dos negócios e recolhe feedback para melhorias contínuas.
“Este investimento tem por objectivo apoiar as empresas e negócios locais, promovendo a inovação e a digitalização como ferramentas essenciais para o crescimento e desenvolvimento sustentável do comércio no concelho”.